quinta-feira, outubro 26, 2006

Herois


Estive ontem a ver o debate sobre "Os Grandes Portugueses".
Acho o conceito do programa interessante. Mas será que é possivel eleger UM Grande Português?
Eu acho que todas as personalidades que fizeram História deveriam ser eleitas. Sejam elas boas ou más. Foram, no fim de contas, essas personalidades que fizeram de nós o povo que somos.

Mas se tivesse que escolher apenas um grande português escolheria D. Afonso Henriques. Porque foi ele que criou a nação que hoje é Portugal.

E vocês, quem escolheriam?

3 comentários:

Fénix disse...

D. Afonso Henriques é uma boa escolha.

Anónimo disse...

Visto que O Grande Português é aquele que foi ou é GRANDE para cada um de nós, eu escolheria a minha Mãe, por todas as razões e mais algumas, mas acima de tudo por ser uma Grande Mulher, no verdadeiro sentido da palavra. Por tudo o que fez por mim (e não só) e de acordo com as circunstâncias vividas, ela merece o título!

Jet disse...

na minha opiniao, acho que isso foi uma forma pouco bonita de cativar audiencias. nao podemos estabelecer quem é o melhor português em apenas 8 seculos de historia. todas as personagens que foram evidenciadas tiveram um papel importante, cada um na sua epoca evidentemente, e que fazem com que Portugal seja o que é hoje, seja isso bom ou mau. escolher um é estar a tirar importancia aos outros.
se eu fosse religioso escolheria Deus, porque ele também é portugues e supostamente está por detras de tudo o que acontece desde a propria existencia do universo, tenha sido ela quando foi; mas como não sou, nao sou capaz de eleger um, mas considero que D. Afonso Henriques tenha tido um papel importante, assim como também considero que a minha mãe também.

*