segunda-feira, março 24, 2008

Dançar para não morrer




"- Enquanto houver música deves continuar sempre a dançar. Compreendes o que te estou a dizer? Dançar, continuar sempre a dançar. Não perguntes porquê. Não te ponhas a pensar no sentido das coisas. O significado pouco ou nada importa. Se começares a pensar nisso, os teus pés ficam bloqueados. E, uma vez parado, deixarei de te poder ajudar. A ligação entre nós deixará de existir. Para sempre. E a ti, só te restará viver unicamente neste mundo. Serás progressivamente sugado para dentro dele. Por isso, nunca deixes de mover os pés. Continua sempre a dançar, dê lá por onde der. Mesmo que te pareça uma perfeita estupidez. Continua sempre a fazer os passos, um após o outro. E tudo o que estava endurecido e bloqueado, aos poucos começará a perder a rigidez. Para certas coisas ainda não é demasiado tarde. Utiliza todos os meios ao teu alcance. Dá o teu melhor. Não há que ter medo. Bem sei que estás cansado. Cansado e com medo. Acontece aos melhores, não sei se estás a ver? Toda a gente passa por isso, por esses momentos em que tudo parece perdido. Agora vê lá, não deixes que os teus pés fiquem parados."

In Dança, Dança, Dança de Haruki Murakami


2 comentários:

Anónimo disse...

É uma excelente forma de ver a vida; se o seguires à risca, dá resultado; nem sp é fácil de conseguir, no entanto, temos de fazer o esforço diário para o seguir.
Ass. ju

Cris disse...

Ju - É assim que tento levar a vida... "a dançar". E quando o cansaço aperta, respiro fundo e retomo a "dança". De vez em quando tropeço mas nunca caio!